Criação, Padrões e Arte

Uma ótima maneira de aprender a fazer alguma coisa é fazendo. Os livros de português e gramática estão aí e ajudam muito no ensino da escrita, mas para aprender a escrever é preciso escrever. Assim como para aprender a fazer software é preciso programar. Só se aprende a meditar meditando. São atividades cujo aprendizado vem da prática, não da teoria.

Estou relizando um trabalho que aborda prática, não as teorias. Recomendo a ação e a arte. Arte é ação, é criação. Do dicionário:

cri.a.ção sf (lat creatione)

  1. Ação ou efeito de criar, de tirar do nada.
  2. Totalidade dos seres criados.
  3. O universo visível.
  4. Produção, obra, invento.
  5. Estabelecimento, formação, fundação, instituição.
  6. Amamentação de uma criança.
  7. Educação.
  8. Animais domésticos que se criam para alimento do homem.
  9. Propagação da espécie.
  10. Alvenaria de pedras miúdas e argamassa que serve de enchimento aos vãos deixados pelas pedras mais volumosas.
  11. Nas agências de publicidade, o conjunto formado pelos departamentos de redação e de arte.


Alguns significados da palavra criação são óbvios (1,4,5). Observemos o significado 6: criar é como amamentar uma criança, dar alimento a algo que hoje é pequeno, sem forma, mas que um dia poderá se tornar grandioso. Na denição 8 temos que a criação é um animal alimentado pelo homem. É o homem quem cria, quem alimenta a criação.

A denição 10 é uma das mais surpreendentes. É uma definição puramente material. De todas as definições, é a que melhor pode ser imaginada. Quem não consegue imaginar facilmente um pedreiro preenchendo buracos da parede com argamassa? Essa parece uma imagem interessante: a criação não é o muro todo, mas pequenas partes que preenchem o todo, que completam as lacunas.

O meu trabalho sobre Padrões para Introduzir Novas Idéias não ensina a construir muros (idéias), mas como tornar mais sólidos e concretos os muros (as idéias) que já existem. Todos nós temos grandes idéias, algumas delas maravilhosas e inovadoras. Mas poucos de nós conseguimos realizar, materializar essas idéias. As lições do texto podem ajudar.

Nesse semestre estou trabalhando para escrever a parte 2 deste texto. A parte 1 que já existe fala dos Padrões para Introduzir Novas Idéias. A parte 2 falará sobre como Arte e Padrões para Introduzir Novas Idéias se relacionam: a Arte é uma forma eficaz de introduzir uma idéia; ao mesmo tempo, a indústria não associa Arte com trabalho. Não investe em atividades artísticas para seus colaboradores. Para convencer as empresas da idéia de que usar arte melhora o trabalho e as áreas de criação, usarei Padrões para Introduzir Novas Idéias.

2 Comments Criação, Padrões e Arte

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *