Lego Lean Game

O Lego Lean Game é um jogo idealizado pelo Danilo Sato e Francisco Trindade da ThoughtWorks, com o objetivo de ensinar os conceitos básicos da metodologia Lean para desenvolvimento de software de uma forma lúdica e divertida. Para quem não conhece Lean, sugiro ler o livro da Mary e do Tom Poppendieck ou visitar o site dos autores, que contém várias referências sobre o assunto.

Antes de continuar a leitura desse artigo, assista o vídeo:



Existem várias formas de se aprender algo: você pode ler um livro sobre o assunto, ouvir um podcast, ler artigos em revistas ou posts em blogs, assistir um filme. Todas as formas de aprendizado que eu citei são formas de aprendizado por análise. No aprendizado por análise usamos preferencialmente o lado esquerdo do cérebro, o lado lógico, digital, exato, verbal. Nesse tipo de aprendizado, nós olhamos para um problema e tentamos desmembra-lo as partes, tentando entender, com o pensamento, cada uma dessas partes que compõe o todo. Existe uma outra forma de aprender as coisas, o aprendizado por síntese. Nesse tipo de abordagem, nós usamos a prática, a experiência, a vivência, a execução de uma tarefa como ferramenta de aprendizado. O jogo Lego Lean Game é um ótimo exemplo de aprendizado por experiência.

Não adianta muito você ler todos os livros de Lean (ou qualquer outra metodologia) se você não praticou, não experimentou na vida real os conceitos do livro. No jogo de Lego, ficam muito claros os princípios da metodologia:

  • Eliminar desperdício – sub ou sobre-produção, espera, trabalho extra, transporte desnecessário, estoque, deslocamento, defeitos
  • Modelos Push e Pull
  • Fluxo
  • Células de Trabalho
  • Melhoria Contínua
  • Respeito ao trabalho do indivíduo

Todos esses conceitos são apenas palavras jogadas para quem ainda não entende a metodologia. Mas depois de participar dessa dinâmica, essas palavras tomam forte significado e dão abertura para insights e mudanças de comportamento.

O objetivo do Lego Lean Game é construir casas de Lego. Inicialmente monta-se uma linha de produção tradicional para a produção das casas. Depois da primeira rodada de “fabricação”, fazemos uma análise da produtividade. Depois começa-se a alterar o processo, inserindo as práticas Lean. Após cada rodada, refletimos sobre as mudanças e entendemos porque elas funcionam ou não. O mais interessante é pensar, no final, como esses princípios podem ser implementados no dia-a-dia da empresa, com o objetivo de ser mais produtivo, atendendo a demanda do mercado, com profissionais criativos e 100% aproveitados.

A Agilbits foi a consultoria que trouxe essa experiência de Lean para a Locaweb. Quem quiser saber mais sobre o jogo, ou quiser aplica-lo na sua empresa, deixe um comentário que eu encaminho para eles.

Maiores informações sobre o jogo de Lego Lean podem ser encontradas no site do Danilo Sato.

17 Comments Lego Lean Game

  1. leansimulations

    Great video! I love the speed of it, really shows the craziness of Lean games. If you are interested in more of these type of free simulations check out my website!

  2. Anderson

    Olá Daniel, parabéns pelo post.
    Tenho muito interesse em saber mais sobre o jogo. Você tem como me ajudar?

  3. Giovane Cerqueira Costa Fajardo

    Achei que a tecnica é ludica e que disperta acuriosidade e prente bem a atenção, tem tudo para dar certo. Parabéns. Se possível gostaria de receber as instruções de como aplicar.

    Obrigado pela sua disposição em ajudar divulgando este conhecimento e material…

  4. João Marcello

    Gostaria de receber mais instruções sobre o jogo. Como são passados os conceitos de lean?

  5. Pingback: Agile Game com Natalie Volk | Blog do Tá safo!

  6. Ruben Marques

    Hey. Muito boa descrição. Neste momento estou a trabalhar na criação de Lean Games pelo que toda a informação é bem vinda. Por isso se ainda poder reenviar-me este jogo ficarei agradecido. Continuação de bom trabalho.

  7. Walter Spalding Neto

    Muito legal! Goastaria de saber como funciona o jogo, pois eu gostaria de aplicar em uma aula sobre lean startup no MBA em Marketing. Obrigado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *