Dojo Kake

O modelo de Dojo que estamos acostumados é o Dojo Randori, aquele em que temos uma dupla programando (o piloto e o co-piloto) e um telão para mostrar para o resto da plateia o código que está sendo feito. A cada 5 ou 7 minutos o co-piloto ocupa o lugar do piloto e alguém da plateia ocupa o lugar do co-piloto. No Randori, todo desenvolvimento é sempre feito usando TDD.

O Dojo Kake é uma modalidade diferente de Coding Dojo. No Kake, nós temos sempre duas ou mais duplas trabalhando simultaneamente. As duplas podem resolver o mesmo problema em linguagens diferentes ou problemas diferentes. Os turnos continuam sendo de 7 minutos, porém a plateia NÃO PODE ficar olhando a dupla programar. A ideia é sentar para programar sem ter a menor noção do que estava acontecendo antes. É uma simulação da vida real: você chega para trabalhar num projeto que já começou, tem código legado. O seu par deve conseguir te explicar o que foi feito até então e vocês precisam avançar com o código. Depois de 7 minutos, o seu par sai e agora fica com você a responsabilidade de explicar para o próximo o que foi feito e continuar resolvendo o problema. Algumas regras do Kake Dojo:

  • Dois ou mais computadores, dependendo da quantidade de participantes
  • Turnos de 7 minutos
  • TDD, baby steps, refatorações continuam sendo obrigatórios
  • Divertir-se é obrigação: bater papo, contar piadas, cantar uma música, jogar video game, vale TUDO, menos olhar os outros programando
  • Comida durante toda a sessão (pizza, sanduíche de metro ou jantar gourmet)
  • No final fazemos uma retrospectiva usando a técnica dos 6 chapéus

Algumas cenas do último Dojo Kake que realizamos em 2009 podem ser vistas no vídeo:

Vamos fazer um Dojo Kake na próxima 3a. feira, dia 17 de agosto as 20h. Quem estiver interessado em participar, mande um e-mail para mim: danicuki arroba gmail ponto com.

2 Comments Dojo Kake

  1. Pingback: BluDotNet – Clean Code e Coding Dojo - Márcio Fábio Althmann

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>