DevOpsDays Brasil

É com muito orgulho que anunciamos o primeiro DevOpsDays Brasil, que será realizado no dia 4 de dezembro de 2010. O evento acontecerá num único dia – uma trilha organizada sobre uma série de painéis/apresentações onde encorajamos fortemente a discussão aberta entre os participantes.

Devopsdays é um evento aberto para discutir todos tópicos sobre como melhorar a interação entre o que é tradicionalmente considerado atividade de desenvolvimento e o que é tradicionalmente considerado atividade de operações.

Como nós montamos juntos uma agenda, estamos esperando que *VOCÊ* nos ajude a moldar o evento. A melhor maneira de garantir que você tire o máximo proveito do evento é fazer uma proposta ou sugestão sobre algum tópico que lhe interessa.

O formato será parecido com o Devopsdays US que aconteceu no início desse ano.

Os seguintes tópicos são *exemplos* de possíveis assuntos. Se você tiver outras ideias, conte-nos por favor!

  1. Sua kilometragem pode variar: Experiências e lições aprendidas ao enfrentar problemas de DevOps nas trincheiras de TI (mesmo que não tenha siado chamado de DevOps!). O bom, o ruim, as surpresas e ideias para o futuro.
  2. Infraestrutura como código: automatização é essencial para DevOps. O conceito de infraestrutura como código orienta hoje boa parte das técnicas de automação de ponta. O que significa tudo isso? Quais são as limitações?
  3. Mudanças culturais para permitir DevOps: Mudar as ferramentas é fácil se comparado a mudanças em processos e pessoas. Como podemos cultivar a cultura de uma organização para identificar e resolver problemas de DevOps?
  4. O Cloud precisa de DevOps? DevOps precisa do Cloud?: Examinando o papel que as tecnologias de Cloud podem ter para resolver problemas de DevOps e o papel que soluções DevOps podem ter para extrairmos o máximo das tecnologias de Cloud.
  5. DevOps exige visibilidade: monitoração, testes e performance: Examinando o papel das técnicas de monitoração e testes em resolver problemas de DevOps
  6. DevOps fora do mundo de Operações Web: Muito da discussão sobre DevOps tem foco em Operações Web. Esse painel é sobre levar as lições de DevOps para outras áreas de TI.
  7. Casos de negócio: Nós sabemos que resolver problemas de DevOps melhora as operações do seu negócio, mas como explicar isso ao seu CEO ou CFO? Como fazer com que os executivos comprem as ideias e invistam em soluções de DevOps?

Adicionalmente aos painéis, haverão lightning talks (palestras relâmpago) sobre vários temas. As palestras relâmpago usarão o formato “ignite” (a única regra é que são 5 minutos de apresentação usando 20 slides que passam automaticamente a cada 15 segundos). Os horários de lightning talks estão sendo preenchidos rapidamente, então se você gostaria de participar, mande sua proposta por email para proposals-brazil-2010@devopsdays.org

Para se inscrever no evento e obter mais detalhes, entre no site do devopsdays. Nos vemos lá!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *