Pedaços da Terra – De onde vêm nossos Gadgets?

Acabei de voltar de uma exposição lindíssima que está acontecendo no SESC Vila Mariana em São Paulo. O nome é “Pedaços da Terra“. Vale muito a pena dar uma conferida! Parece que ela foi feita especialmente (mas não somente) para um público como nós, Geeks, que temos tecnologia correndo nas veias. Vocês vão se surpreender com o que verão lá.

Exposição com cunho lúdico-didático que proporcionará o estímulo à consciência crítica em relação às práticas de sustentabilidade com um foco específico sobre o reino mineral, com vistas à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Através de informações e conceitos relativos ao impacto ambiental da extração de recursos minerais para a elaboração de equipamentos tecnológicos eletro-eletrônicos, Pedaços da Terra pretende aproximar o público do processo de manufatura desses equipamentos, que envolve um ciclo de produção desde a extração do minério até o produto final. Desse modo, este projeto pretende fornecer informações e conceitos sobre a importância do consumo consciente (+ qualidade / – quantidade), a reutilização de equipamentos tecnológicos e o encaminhamento para reciclagem, tendo como objetivo minimizar os impactos ambientais.

No módulo Retrato do Planeta, uma tabela periódica interativa destaca os elementos químicos que compõem os equipamentos eletrônicos. Nos mosaico de matérias primas, curiosidades da geologia e dos minérios. Ainda neste módulo, mapas gigantes ilustram para o público as principais fontes de riquezas minerais e a exploração delas pelo mercado tecnológico.

Fiz um vídeo convite de 6 minutos, dando uma palhinha do que vocês verão lá. Confiram!

2 Comments Pedaços da Terra – De onde vêm nossos Gadgets?

  1. SESC Vila Mariana

    Olá Daniel, tudo bem?
    Trabalho na comunicação do SESC Vila Mariana e nós aqui gostamos das suas declarações referentes à exposição Pedaços da Terra. Queremos saber se você quer postar esse link na nossa página do Facebook (/sescvilamariana)?
    Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *