Orkut x Facebook – a virada

Há quase 1 ano, eu publiquei aqui um artigo prevendo como seria a evolução do Facebook e do Orkut no Brasil. O artigo mostrava que em quase todos os países do mundo o Facebook desbancou o Orkut e o Brasil era um dos poucos lugares onde o Orkut ainda dominava. Eu fiz a seguinte previsão no final do artigo:

"Vou dar um chute para a virada acontecer: setembro de 2011."

Pois bem, acabamos de passar setembro e chegou a hora da verdade. Vejam o gráfico:



Parece que em julho de 2011 o Facebook ultrapassou o Orkut. Se olharmos o gráfico mais de perto, considerando apenas o último ano, observem:

Parece que houve uma pequena recuperação do Orkut nas últimas semanas, mas não acho que isso seja significativo. Se vocês repararem bem no primeiro gráfico, todo final de ano existe um pico de utilização do Orkut (não sei bem porque, mas isso ocorre). Vamos continuar observando, mas acho que ficou claro que o Facebook vai continuar aumentando a vantagem. Sabemos também que o Google lançou recentemente o Google+, possível novo concorrente para o Facebook. Ainda é muito cedo para saber se o Google+ vai realmente ser páreo para o Face. Olhando no trends, ele ainda não faz nem cócegas!

1 Comment Orkut x Facebook – a virada

  1. Ricardo Chagas

    Gostaria de deixar a minha pitadinha de pimenta nesse tempeiro…

    Eu particularmente não dou um ano para o Googlo+ desbancar a liderança do Facebook no mercado mundial.

    Diferentemente do Orkut, mas somando o fator Orkut…

    Um ano…
    Acredito que no meio do ano que vem a briga será grande…

    O tempo dirá… mas não faço apoligia, mas analizando o gráfico em questão, não vimos ação do G+ , mas mercadologicamente, apartir de agora ele não vai deixer a lacuna vazia… vai começar a preenchê-la….

    Vamos ver…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *