Software Developers Retreat (dia 2)

O segundo dia do nosso retiro de desenvolvedores acabou!

Trabalhando Juntos

Trabalhando Juntos

Acordamos lá pelas 8 e meia, 9 horas. Também teve gente que acordou mais cedo para fazer um cooper. Como de costume, fizemos nosso Standup Meeting as 11h da manhã. Recebemos a visita do nosso diretor de produtos. Ele veio de São Paulo para cá, passar o dia com a gente. Foi muito importante sua vinda, pois pudemos conversar em mais detalhes sobre algumas histórias que estávamos implementando.

Contratamos uma moça para cozinhar e fazer a limpeza da casa nesse dia. Foi muito bom, pois não tivemos que nos preocupar com o almoço. Ela preparou um belo arroz feijão com frango grelhado e outras opções para os vegetarianos.

Time reunido

Time reunido

O dia foi um pouco difícil, pois fizemos um deploy que causou alguns bugs esquisitos. Eu e mais outro desenvolvedor ficamos praticamente o dia todo tentando entender o bug. Descobrimos a história que causou o problema, mas olhando o código não conseguimos entender por que o comportamento estranho em produção (todos os testes em ambiente de desenvolvimento e integração estavam perfeitos). Desconfiamos que seria algum problema de concorrência e decidimos tentar simular o bug em nosso ambiente de testes.

Mais tarde, fizemos um novo deploy com todas as funcionalidades novas, exceto a que estava dando problemas. Para isso, usamos o rebase interativo do git (git rebase -i). Funciona perfeito! Muito fácil tirar uma história da árvore de commits. Ao todo, foram 22 commits de código feitos desde a semana passada que entraram em produção.

Programming

Programming

No fim da tarde demos uma refrescada na cabeça com um mergulho na piscina. O tempo não estava muito quente, então não deu para ficar muito dentro daquela água gelada, mas foi bem gostoso o momento aquático para relaxar a tensão.

De noite, uma parte das pessoas continuou trabalhando, enquanto alguns outros foram jogar Open Arena. Eu fui para a cozinha fazer uma pasta. Foram três pacotes de Barilla e 4 kilos de tomate para alimentar o povo!

Skype com São Paulo

Skype com São Paulo

Depois do jantar, alguns continuaram nos seus computadores trabalhando até quase meia noite. Aproveitamos o sorvete de pistache que estava dando sopa no freezer.

Enquanto isso, fizemos um som com o violão que eu tinha levado. Rolou de tudo, desde Paulinho da Viola, Roupa Nova, passando por U2, Bon Jovi até Britney Spears. O pessoal se empolgou mesmo com a cantoria. Não paramos de dar risada.
Aproveitamos para fazer uma chamada por skype com um dos nossos devs que tinha ficado em São Paulo.

Fomos  dormir esgotados, ainda pensando no bug e nos problemas que ele causou para nossos clientes. Teríamos um dia seguinte desafiador pela frente…

Trabalhando tomando sorvete

Trabalhando tomando sorvete

 


Pontos Positivos do dia:

  • Cantoria de noite
  • Mergulho na piscina
  • Visita do diretor de produtos (nosso PO)
  • Almoço feito pela Suelma
  • Pasta ao pomodoro e a bolognesa
  • Open Arena
  • Sol no final da tarde

Pontos Negativos do dia:

  • BUG bizarro em produção
  • Chuva na maior parte do dia
  • Sauna a vapor não estava funcionando

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *