Software Developers Retreat (dia 3)

O terceiro dia do nosso retiro de desenvolvedores acabou!

Standup Meeting

Standup Meeting

O sol estava brilhando e bateu forte na nossa janela. Como o pessoal tinha ido dormir um pouco mais tarde, também acabamos acordando um pouco mais tarde. Como de costume, fizemos nosso standup meeting as 11h. A moça que contratamos para limpar a casa e cozinhar não veio nesse dia. Acabamos tendo que dar um jeito com as tarefas da casa.

Durante quase o dia todo, uma das duplas ficou investigando o bug do dia anterior, tentando reproduzir o comportamento em ambiente de teste. Não conseguiram evoluir muito, o que nos deixou bastante frustrados.

Eu fiquei trabalhando com um outro desenvolvedor numa mudança importante e grande que tínhamos que fazer no site, que envolvia a arquitetura e o design das páginas. Passamos praticamente o dia todo em cima do código, testando a nova arquitetura, fazendo um protótipo. Não conseguimos terminar todos os testes, mas evoluímos bastante.

Programando da beira da piscina

Programando da beira da piscina

Na hora do almoço, fomos para a piscina e churrasqueira. O sol estava bombando. Aproveitei para fazer uns exercícios do Kung Fu. Quase todos também foram na sauna (só funcionou a seca). Um outro pessoal aproveitou a piscina para nadar. Também levamos os computadores e ficamos trabalhando da beira da água. Um momento mágico!

Os que ficaram responsáveis pela churrasqueira salgaram a carne demais, não acenderam o fogo direito. Além de tudo, a picanha tava dura igual uma pedra! Também colocamos umas batatas, cebolas e alho embrulhados no alumínio, mas não fizeram muito sucesso. No fim, a única coisa que se salvou do churrasco foi a berinjela. Acabamos com o arroz, feijão e salada do dia anterior e esse foi nosso almoço.

De noite, um de nós lembrou que o dia era de lua cheia e propôs uma meditação em grupo. Dizem que nesse dia, a energia da lua faz com que a meditação seja mais poderosa. Alguns gostaram da ideia e fizeram essa meditação que durou cerca de uma hora.

Enquanto isso, do que sobrou da carne dura do almoço, um pessoal tentou moer no liquidificador e fazer uns croquetes. Disseram que o gosto até que estava bom, mas continuava dura. A solução foi fritar uns hambúrgueres e comer lanche. Fizemos um vídeo da movimentação da cozinha de noite.

Meu quarto - espaço privado

Meu quarto - espaço privado

Depois da janta, continuei trabalhando na história de arquitetura e fomos até meia noite nela. Nesse dia eu tive um insight muito interessante. Depois da piscina, resolvi dar uma passada no meu quarto para trocar de roupa. Quando eu estava sozinho no quarto, senti uma paz e um alívio muito grande de estar lá sozinho. Percebi a importância que era ter um espaço privado na casa. Notei que a distribuição de cômodos do lugar ajudava muito. Havia na casa uma parte de convívio compartilhada, mas também uma boa área íntima, permitindo que as pessoas se retirarem quando achassem conveniente.

Lembrei de ter lido algo a respeito de espaços público/privados no livro Peopleware, do Tom De Marco. Ele cita alguns padrões de arquitetura catalogados pelo Christopher Alexander. Tom De Marco enfatiza a importância de se ter num ambiente de trabalho, num escritório, espaços públicos e individuais harmoniosamente distribuídos e equilibrados. Pouca gente sabe, mas os padrões do Alexander influenciaram toda indústria de software: padrões de projeto (os famosos Design Patterns), Domain Driven Design, o livro de  Refatorações, Métodos ágeis são alguns dos muitos exemplos de conceitos da área de software que surgiram na comunidade de software que estuda padrões.

Pontos Positivos do Dia:

  • A piscina estava muito boa
  • Sol durante quase todo o dia
  • Meditação da Lua cheia
  • Stop Motion na cozinha na hora da preparação do jantar
  • Consegui trabalhar e avançar a arquitetura de uma história importante junto com outro desenvolvedor

Pontos Negativos do Dia:

  • As duas saunas não funcionam juntas
  • A carne do churrasco foi um fiasco
  • Uma dupla perdeu quase o dia todo investigando o bug do dia anterior e não encontraram a causa do bug

3 Comments Software Developers Retreat (dia 3)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>